Vantagens de iniciar uma operação de e-commerce B2B

Começar um negócio online pode ser ótima alternativa para diversos tipos de serviço e de varejo, como venda de comidas, congelados, doces, roupas, maquiagens, produtos artesanais, softwares, serviços para computadores e muito mais. E numa operação B2B, vale a pena vender online?

Os canais tradicionais de vendas entre fornecedores (fabricantes, distribuidores, importadores) e lojistas sempre deram bastante resultado. Porém, nem sempre as empresas podem cobrir todos os lugares ou os representantes podem visitar todos os potenciais clientes. E é aí que entra a possibilidade de uma operação de e-commerce B2B!

Evolução do comércio pela internet

Os e-commerce de varejo já estavam consolidados antes de 2020. Com a pandemia, vendas pela internet cresceram 21% e atingiram R$ 161 bilhões em 2021.

O mercado B2B digital do Brasil é gigantesco. Um relatório do New Zealand Trade and Enterprise, escritório neozelandês de comércio exterior, o mercado B2B online brasileiro está estimado em US$ 605 bilhões de dólares, o triplo do mercado B2C.

Assim, para as vendas corporativas, essa modalidade também traz possibilidades que complementam modelo tradicional de venda e distribuição.

Confira, agora, algumas vantagens que o e-commerce B2B pode trazer a você!

Diminuição dos custos

Muitas vezes os representantes têm de percorrer longos caminhos apenas para abrir o relacionamento com o cliente, e as vezes com pedidos baixos ou até mesmo sem fazer vendas. E se isso começar pela internet?

Com custos menores, esses novos mercados podem ser abertos com mais facilidade, e se os negócios ganharem corpo, representantes podem passar a atender e trazer até mesmo condições melhores para o novo cliente, sem que isso tenha custado viagens e vendas fracassadas.

Além disso, investindo em um e-commerce B2B você poderá redirecionar recursos que antes gastaria com combustível, conservação de frota e diárias em marketing digital direcionado às áreas em que você deseja abrir mercado.

Horário de atendimento

Os varejistas muitas vezes não têm o tempo necessário para atender o representante, que geralmente ocorre em horário comercial. Com uma operação de e-commerce B2B você pode atender o lojista até de madrugada.

E isso tudo pode significar trabalhar mais, pois as vendas podem aumentar. Porém, o trabalho será mais inteligente e focado em atividades mais rentáveis. Isso significa – novamente – custos menores com aumento nas vendas.

Fortalecimento da marca

Quem não é visto não é lembrado. Com ferramentas do marketing digital e de conteúdo, seus produtos podem chegar ao celular e ao computador de milhares de potenciais clientes sem necessidade de investimentos tão vultuosos em propaganda.

Um fluxo de vendas que começa numa rede social e culmina num boleto emitido, além de ter um custo muito menor, dá à sua empresa uma marca de eficiência que outdoor nenhum vai proporcionar.

Em vez de contar com visitantes de uma única cidade ou região, a internet possibilita que você venda para pessoas de qualquer parte do Brasil e do mundo. Novamente, falamos da impossibilidade de ter equipes de vendas cobrindo o país todo.

Confira algumas das possibilidades trazidas pelo marketing e pelas tecnologias digitais: 

  • Estratégias de SEO;
  • Anúncios no Google, no YouTube e Gmail;
  • Captura de clientes através de redes sociais;
  • Conhecer o fluxo e origem dos visitantes .

Ter um e-commerce B2B compensa?

A Guarani Sistemas está pronta para responder! Os negócios online vieram para ficar e estamos prontos para ajudar você a começar o seu. Converse com nossos consultores e veja a transformação digital que o Guarani B2B pode te oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *