Podcast: como iniciar uma operação de vendas digitais

O CEO da Guarani Sistemas, Fábio Ferraz, participou de podcast no canal do Youtube da Guarani Sistemas e explicou como as empresas podem iniciar uma operação de vendas digitais B2B sem afetar os canais tradicionais de vendas.

A transformação digital não é optativa

Parafraseando Bill Gates “ou as empresas estão na internet, ou não existem”, Fábio nos lembra sobre a digitalização do mundo atua. Tal movimento já vinha sendo uma força causada pelo choque das gerações Y e Z no mercado de consumo. Afinal, são pessoas que já nasceram imersas na tecnologia e internet.

Além disso, é inegável a velocidade que esse cenário ganhou, por conta da pandemia. Antes, coisas que eram impensáveis – como o Home Office e reuniões online – se tornaram a nova realidade. Logo, as pessoas perceberam a facilidade de fazer tudo online, principalmente consumir.

Em poucos anos, essas gerações “digitais” vão abocanhar grande parte do mercado de consumo e de trabalho. E, para eles, a tecnologia é item indispensável em sua rotina, procurando soluções para o dia a dia que ofertem essas facilidades.

Logo, a empresa que quer continuar crescendo, deve olhar para as mudanças do mercado. Mas sem abrir mão do tradicional e conhecido.  Afinal, os canais tradicionais e força de venda humana não vai deixar de existir. Um complemento a ação do outro, sendo assertivo na preferência do cliente.

Ferramentas certas para cada tipo de negócio

A Guarani sempre buscou a digitalização das vendas, entendendo que para os clientes crescerem de forma exponencial, porém, sustentável a automação é sua maior aliada. Para tanto, criamos ferramentas e soluções pensadas na força de vendas, assim como plataformas para gestão empresarial completos – famosos ERPs.

E quando sei que é o momento de abrir os horizontes e não contar apenas com o tradicional? Quando ocorre a percepção que aquilo que trouxe seu negócio até aqui, não vai mais levar a diante.

É uma mudança completa de mindset e cultura de resultados internos da empresa. Além disso, trabalhar a percepção que com a automação, o cliente se torna o centro cultural do seu negócio, mais do que já era antes. 

E quais são as ferramentas que ajudam no crescimento?

Nossas soluções são divididas em negócios B2C (cliente final) e B2B (para outras empresas). Logo, para cada necessidade, temos a solução ideal para o seu negócio. 

O marketplace e ferramentas de forças de vendas – que suporta desde o catálogo, até o pedido final do cliente – são as principais funcionalidades que por si só já transformam seu negócio. 

Principalmente quando falamos do público B2B, que tem uma força de consumo enorme e com alta taxa de transação no mercado digital. Além disso, a digitalização para B2B preenche lacunas importantes, como:

  • atendimento a clientes com ticket médio baixo, evitando gastos com os representantes comerciais;
  • fornecimento de produtos a regiões afastadas onde não existe representante físico;
  • reativação da carteira de clientes;
  • pulverização maior de produtos que no modelo tradicional não permitiria a comercialização e outros;

E como reforçou nosso CEO: o ponto não é gerar uma competição entre o modelo tradicional e a digitalização. Um deve ser o complemento do outro, preenchendo lacunas onde cada modelo deixa. 

As gerações anteriores ainda preferem o atendimento humanizado, mas a demanda das novas gerações não deve ser ignorada. A transformação digital deve ser um aliado no crescimento do seu negócio e um facilitador para trazer ainda mais o cliente para dentro da sua empresa. 

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