Quem tem medo de automação?

automação de vendas

É uma dessas palavras que, de tão repetidas, às vezes, têm o seu significado banalizado. Ela também é vulnerável a interpretações enviesadas e simplistas, conforme o interlocutor.

Longe de ser a ameaça que já foi projetada no passado por quem a temia, hoje a automação gera empregos e não os destrói.

Mais do que isso, cria postos de trabalho com maior qualidade, porque libera tempo e energia para o colaborador se dedicar ao que faz de melhor e não ficar preso a tarefas repetitivas.

Neste artigo, você vai ver como o processo de automação tem sido avaliado pelos próprios trabalhadores e como ela pode fazer diferença no processo comercial da sua empresa.

No fim deste material, você irá conferir uma ótima dica para Automatizar a Força de Vendas da sua empresa. Boa leitura!

Pelo mundo

O relatório “Global Citizens and Automation”, apresentado recentemente pela Ipsos e Fórum Econômico Mundial coaduna-se com a perspectiva de que a automação gera oportunidades.

O relatório mostra como o trabalho está mudando profundamente em todo o mundo, assim como a experiência e preparação dos trabalhadores em relação à automação.

A pesquisa foi realizada em 26 países, inclusive no Brasil, com aproximadamente 20 mil trabalhadores, de diferentes setores. E o que eles disseram?

Eles são mais propensos a concordar do que discordar que a automação facilitou o seu trabalho (49% x 18%), melhorou a qualidade do seu trabalho (46% x 20%), reduziu os riscos de lesão durante o trabalho (42% x 20%) e tornou o trabalho mais interessante (40% x 23%).

Outro dado que vai ao encontro desse percepção é que quase metade dos trabalhadores em todo o mundo (46%) afirma que a automação mudou o seu trabalho em comparação ao que era há dez anos e eles tendem a ver as mudanças de forma positiva.

Em média, 43% consideram as sete tecnologias automatizadas citadas pelo levantamento (dispositivos médicos conectados à internet, quiosque de pedidos eletrônicos, assistente de reconhecimento de voz, aparelhos conectados à internet e dispositivos domésticos, chatbots online de atendimento ao cliente, robôs e drones) como tendo um impacto positivo na vida das pessoas, contra 30% com avaliação neutra e 19% com avaliação negativa.

E na sua empresa?

São muitas as aplicações do conceito de automação. Em geral, o comum a todas elas é a economia de tempo e de esforços repetitivos. 


Por exemplo, estes problemas acontecem na sua empresa: erros de digitação, cálculos incorretos, transações que incluem muitas pessoas, como processos de pedidos e notas fiscais, preenchimento de contrato, pedido de emissão de boletos para pagamento, controle de estoque e caixa, além de cobranças e pagamentos recorrentes? 


Se a sua equipe está perdendo tempo e o pior, se o seu processo está sujeito a erros evitáveis, é hora de pensar em automatizar. 

Com as soluções adequadas, o seu time terá mais tempo, para, por exemplo, prospectar e conquistar novos clientes, além de atender melhor os já existentes.


Ou seja, a tecnologia pode atuar em etapas que podem ser automatizadas, permitindo que os profissionais se dediquem às atividades estratégicas. 

Quando o assunto é vendas, essa tendência se confirma ainda mais. Em um mercado tão competitivo, é preciso otimizar o processo ao máximo e automatizar principalmente as primeiras etapas que tendem a concentrar maior volume de atividades manuais e repetidas.

À medida que o negócio avança, esse volume de atividades diminui e o valor individual aumenta: é quando o fator humano faz mais diferença. Além disso, a tecnologia pode ajudar a sistematizar o processo para que ele se torne organizado e produza informações para análise e otimização.

Ou seja, irá gerar insights que irão aprimorar o modelo de trabalho, em um ciclo virtuoso com foco no aumento de produtividade.

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As ferramentas de gestão são fundamentais para estruturar a força de vendas de sua empresa, automatizando as equipes. O Guarani Automação da Força de Vendas é um sistema ágil, inovador, eficiente e com visual simplificado, e que proporciona a velocidade necessária para aumentar suas vendas e participação em número de produtos ativos em cada cliente.

O sistema funciona offline, ideal para equipes de venda que precisam trabalhar sem internet, proporcionando liberdade e produtividade.

Também permite analisar as compras cliente a cliente, sugerir o melhor mix de produtos para cada um, além de interação online e ferramentas únicas que aumentam o volume de vendas da sua equipe. 

Lembre-se sempre que o vendedor é um ser humano e, que, por mais produtivo que seja, possui limitações. E é onde a automatização de força de vendas começa a trazer benefícios para o negócio. Este sistema permite gerar relatórios automaticamente, realizar lembretes de tarefas, programar entregas, controlar pedidos, entre muitas outras funcionalidades. 

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