O perfil do profissional de vendas do futuro
Ser um profissional de vendas de sucesso não é uma tarefa simples. São diversos atributos que ajudam a construir a a sua imagem: ser comunicativo, dominar a área na qual seu produto está inserido, e por aí vai.
O profissional do futuro precisa disso e muito mais, para se manter e crescer no mercado de trabalho. Por isso, selecionamos aqui algumas dicas que poderá te ajudar muito a galgar melhores posições no mercado, por mais competitivo que ele seja. Confira.
1 – Quem não se comunica…
A comunicação sempre é um pressuposto fundamental. Basicamente a comunicação se dá por meio de um emissor, que transmite uma mensagem a um receptor, por meio de um canal de comunicação que possui um código específico. Digamos que, numa comunicação de venda, você é o emissor e o seu cliente o receptor. Você já parou para pensar se a comunicação está sendo efetiva e se o seu cliente decodificou a sua mensagem? Pode ter certeza de que você é responsável pelo que fala e também pelo o que o seu cliente entendeu.
É fundamental que o profissional se expresse bem e tenha ideias claras, para assim vender. Você é tímido? Calma, não é o fim do mundo! Prepare com antecedência o que irá falar e se esforce, para falar com clareza; trace estratégias de perfis e clientes para você mesmo, treine como seria atendê-los. Isso irá lhe trazer bons resultados.
2 – Empatia é fundamental
É chamado de “rapport” o conceito que define como se estabelece empatia com a outra pessoa, criando uma forte conexão entre o vendedor e o cliente. Resumidamente, é a capacidade de entrar no mundo de alguém e reforçar laços, ao efetivamente se colocar no lugar da pessoa.
Para isso, pratique a escuta ativa (olha a comunicação aí, novamente). Pesquise sobre o seu cliente e busque saber o que realmente precisa. Assim, diminuirão as barreiras entre vocês.
3 – Automatize o processo de venda
Já é a hora de procurar uma empresa preocupada em otimizar as etapas dos processos de venda. Para isso, automação é fundamental. Esse é o caminho para o sucesso das vendas do futuro. A tecnologia já é e continuará sendo essencial nos negócios, mas é preciso saber usá-la. Conhecimentos de informática, internet, marketing, logística. Intensifique-os.
Tenha em mãos um sistema que lhe traga uma efetiva inteligência de negócios. Gerações de relatórios, programação de entregas, controle de pedidos, entre outas funcionalidades, são maneiras de expansão da força de vendas no futuro. Dica extra: veja como o Guarani AFV vai gerar maior conversão em vendas. Para saber mais, CLIQUE AQUI!
4 – Perfil multidisciplinar
Entenda de TI, de marketing, conheça a fundo seu cliente, com uma visão sistêmica do processo de venda. Inglês fluente, experiência, noções de economia, matemática e de tecnologia também fazem a diferença.
5 – Mantenha a organização e encontre soluções
Tenha sempre em mãos as informações sobre os seus produtos e os números da sua empresa. Organize a agenda para atender bem aos clientes. Ao possuir uma rotina de trabalho organizada, ficará mais fácil enfrentar dificuldades que possam ocorrer.
E, sim, o profissional do futuro também precisará estar apto a solucionar problemas que aconteçam no dia a dia da empresa em seu setor, fazendo uso de sua inteligência emocional. Nestes novos tempos, a única constante é a mudança. Por isso, a inteligência emocional te proporciona a “caixa de ferramentas” necessária para enfrentar diferentes variáveis.
Você tem outras sugestões de competências para os profissionais de vendas do futuro? Compartilhe conosco, aqui nos comentários. Até a próxima!