Melhore a experiência do seu cliente

Não é novidade que o perfil do cliente mudou, em praticamente todos os nichos de mercado. Hoje, ele está muito mais bem informado e exigente com os produtos e serviços comprados ou consumidos.

Essa tendência se confirma ainda mais em relações com jornada longa, como é o caso do mercado Business to Business (B2B), ou seja, quando uma empresa vende para outra. E como azeitar bem todo esse processo, para não perder vendas para o seu concorrente? A palavra de ordem é EXPERIÊNCIA. Saiba o que ela significa na prática.

Experiência

A experiência do consumidor tem relação com toda a jornada do consumidor, desde a consideração da compra até os meses seguintes à efetivação do negócio. Ou seja, todo o ciclo. Em primeiro lugar, é preciso se colocar no lugar do cliente e abordá-lo corretamente conforme o seu estágio durante esse processo.

Em jornadas de compra longas, é preciso tomar muito cuidado para não abusar das abordagens invasivas que, ao contrário de aproximar o cliente, podem afugentá-lo. Por isso, uma boa dica é investir em bons canais de comunicação para permitir que ele possa se informar com rapidez e assertividade. Por exemplo, ter um bom site, com informações bem estruturadas e que permitam uma boa imersão, para que ele se informe, sem a pressão do vendedor.

Ao investir em bons canais de comunicação, a sua empresa estará valorizando um dos mais dos ativos mais apreciados hoje em dia: o tempo. O cliente quer comodidade e acesso fácil à informação. Em algum momento, ele vai levantar a mão, ou seja, solicitar um contato. Esse é um ponto crucial que vai determinar se ele avançar na jornada ou não.

A experiência do consumidor inclui todo o relacionamento. Se ele for mal atendido ou ignorado (um e-mail sem resposta, por exemplo), provavelmente irá buscar informações no concorrente. E o pior, ele pode relatar essa má experiência para outros potenciais clientes. 


Lembre-se que o Brasil é um dos países mais conectados do mundo. Todos os dias, 120 milhões de brasileiros se conectam à internet. A maior parte, para bater papo, dar likes, compartilhar fotos e opiniões nas redes sociais. A internet amplificou o bom e velho boca a boca. Por isso, é melhor que o seu público-alvo ouça falar muito bem da sua empresa.

Abordagem
E quando chegar o momento em que o seu cliente esteja maduro o suficiente para receber uma abordagem comercial? Nessa hora, a boa experiência significa ouvir muito mais do que falar.

O primeiro ponto é descobrir se o seu cliente está abastecido com informações de qualidade. O bom vendedor pergunta mais do que afirma, justamente para entender de fato as expectativas, os anseios, frustrações e desejos do interlocutor.  

A melhor postura é ser um resolvedor de problemas, não um empurrador de pacotes fechados de soluções. A venda generalista está com os dias contados. Ela precisa ser customizada e individualizada.

Um dos grandes desafios é entender os diferentes perfis dos seus clientes e onde eles estão. Uma das melhores formas de fazer isso é por meio da segmentação, criando roteiros e jornadas diferentes, conforme o perfil. Assim, você vai conseguir captar melhor as nuances de cada jornada, o que vai se refletir em uma abordagem mais assertiva e com maior probabilidade de conversão.

Automação da Força de Vendas

Quando toda a equipe de vendas está afinada com o propósito de melhorar a experiência do cliente, os resultados logo aparecem, ainda mais quando a tecnologia joga junto. Descubra como o Guarani Automação da Força de Vendas (AFV) vai ajudar a sua empresa a alcançar os melhores resultados. Para saber mais, é só CLICAR AQUI. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *