7 dicas de gestão para sua equipe de vendas

equipe de vendas

Um dos pilares de uma empresa, independente do seu tamanho ou ramo de atuação, é a sua equipe de vendas. Tal constatação é consenso entre os empresários: sem uma equipe alinhada com os objetivos da empresa, vender de maneira assertiva será difícil. Seu produto pode ser de excelente qualidade, no entanto, sem capital humano fortalecido, o sucesso ficará cada vez mais distante. Traremos aqui algumas dicas interessantes para auxiliar na gestão da sua equipe de vendas. 

1. Alie perfis

Um dos primeiros passos para estruturar uma equipe vencedora é estudar quais são as habilidades e as competências que os profissionais que farão parte dela devem ter. Reconhecer o perfil de cada um de seus colaboradores é muito importante para fazer corretamente a divisão de tarefas e, principalmente, otimizar o trabalho deste profissional ao colocá-lo em um setor que corresponda às suas aptidões.

Ao reconhecer a habilidade de cada um, relacione o perfil desses funcionários aos clientes. A adequação de equipe interfere diretamente no gerenciamento, uma vez que conta com pessoas que possuem o perfil desejado pela empresa.

2. Estabeleça metas claras

O seu time de vendas necessita ter metas claras e bem-definidas: elas são essenciais para o alcance de bons resultados e, consequentemente, determinantes para o sucesso em vendas. Estabelecer metas para as equipes é uma estratégia que ajuda muito no direcionamento das ações, na manutenção do foco e da motivação.

Avalie o mercado. Analise o percentual de crescimento do segmento, as atuais condições de oferta e demanda, os principais concorrentes e também o comportamento do seu público-alvo em relação aos produtos e serviços.

3. Liderança


A figura do líder contribui para o avanço de qualquer empresa ou negócio. É seu papel aliar a necessidade da empresa e o rendimento, visando alcançar os objetivos. Responsáveis por decisões e soluções, por elencar prioridades, um líder possui forte compromisso com a própria equipe para que ela não se desagregue.

Ele estimula, dá segurança para esses profissionais. Com a retaguarda de um líder, os profissionais conseguem trabalhar com liberdade, deixam fluir as ideias, melhorando o desempenho e produção na organização.

4. Feedback

Feedback na equipe de trabalho é uma ferramenta que trata da comunicação dos integrantes da equipe e de seu líder. Atua no fornecimento de informações positivas como também de possíveis críticas construtivas. Para utilizar essas informações é importante ter ética profissional, uma vez que ela irá auxiliar a compreender como está o capital humano da empresa para melhor aproveitamento dos pontos fortes e fracos, que precisam ser vistos como oportunidade de melhorar ainda mais o capital humano, evitando também que os concorrentes se aproveitem das “falhas”.

5. Lidando com conflitos

O dia a dia de trabalho de qualquer área é marcado por conflitos. Administrá-los requer compreensão das atitudes dos integrantes da equipe. Estratégias para administrar pontos negativos dos diferentes tipos de personalidades são importantes, mas saber lidar com suas próprias limitações é fundamental.

Procure não se prender a questões pessoais no momento de discussões. Uma vez que o conflito é natural em um grupo, é interessante lidar com ele de maneira também natural através da discussão clara. Em uma equipe, os integrantes sabem que os conflitos podem acentuar as diferenças, provocando desequilíbrios.

6. Liberdade

Muitos profissionais têm a tendência de trabalhar de forma mais displicente quando o chefe não está. Para que a sua empresa não fique totalmente dependente do controle do líder da equipe para que os resultados aconteçam da maneira planejada, busque o autogerenciamento. Profissionais comprometidos com os seus objetivos trabalham da mesma maneira com a presença do seu superior ou não.

A equipe deve estar preparada para resolver algumas questões urgentes relacionadas à gestão na ausência de um responsável pela área. Esses resultados são possíveis com treinamento e fortalecimento da confiança entre chefes e colaboradores.

7. Tecnologia a favor 

Disponibilize ferramentas facilitadoras, que podem ser diversas, como um software de gestão, um banco de dados dos clientes atualizado, aliados a uma logística funcional, se você necessita de entrega. Essas ferramentas ajudam minimizar complexidades e contribuem para uma melhor atuação da equipe como um todo.

Investir nesse tipo de solução facilita para que os profissionais de vendas consigam ter mais foco na sua área de atuação e também possibilita a melhoria dos serviços prestados aos clientes. Para automatizar a força de vendas, conte com o Guarani AFV. Para conhecer melhor esta solução que vai fazer diferença para os seus negócios, é só CLICAR AQUI. Até a próxima!

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