Automação de Vendas: quais as vantagens?

automação de vendas

Competitividade. Esta característica do mercado atual tem levado praticamente todas as empresas, de pequeno a grande porte, a buscarem mecanismos para vender mais e atingir possíveis compradores com maior assertividade. Para uma empresa alcançar um padrão competitivo de mercado, é necessário usar e abusar da tecnologia. Sim, os tempos mudaram e ela não deve ser vista apenas como um diferencial, mas como item obrigatório.

Softwares, por exemplo, voltados para empresas auxiliam a automatizar o processo de geração de novos potenciais clientes. Se a tecnologia faz isso por sua empresa, seu gerente de vendas e funcionários terão mais tempo para se preparar melhor na hora de abordar os clientes, além de cuidar dos já existentes. Basicamente, a proposta é essa: a tecnologia pode atuar em etapas que podem ser automatizadas, permitindo que os profissionais se dediquem às atividades estratégicas. Portanto, automação de vendas é viabilizar a otimização de processos por milhares de empresas no Brasil e no mundo. Não dá para pensar no futuro do trabalho sem ela.

Início da automação
Não importa qual o modelo de negócio. Quanto mais no início do processo comercial passe a ser implantada uma ferramenta de automação, mais fácil será a sua execução. São nas primeiras etapas que se concentram o maior volume de atividades manuais e repetitivas. Na medida que o negócio avança, esse volume de atividades diminui e o valor individual aumenta: é quando o fator humano faz mais diferença.

Métodos simples a sofisticados 
Se não for possível automatizar, a tecnologia pode ajudar a sistematizar o processo para que ele se torne organizado e produza informações para análise e otimização. Tais tecnologias, normalmente baseadas em fluxos de trabalho que o usuário precisa seguir, trazem mais inteligência para quem executa as atividades e melhor visão para quem gerencia.

Automatizar processos pode englobar tanto métodos mais simples quanto mais complexos, sendo que o grau de intervenção humana depende em cada situação. Por exemplo, um profissional que usa uma tabela do Excel para fazer cálculos usa a automatização. Neste caso, porém, é preciso que uma pessoa inclua os dados na tabela; com a automação, uma máquina pode ser responsável por todo o processo de produção de uma peça, sendo que o profissional só deve programá-la. Assim, a intervenção humana é ainda menor.

Quais etapas podem ser automatizadas 
Sua equipe está executando processos repetitivos? Sabe aquelas falhas consideradas tipicamente humanas e que, apesar de simples de serem solucionadas, poderiam ser facilmente evitadas com a implantação da automação de vendas? Por exemplo, erros de digitação, cálculos incorretos, transações que incluem muitas pessoas, como processos de pedidos e notas fiscais, preenchimento de contrato, pedido de emissão de boletos para pagamento, controle de estoque e caixa, além de cobranças e pagamentos recorrentes.

Esses são alguns dos muitos exemplos de processos que apresentam falhas humanas e que poderiam ser automatizados, tornando-se mais rápidos, deixando os colaboradores “livres” para atividades mais importantes.

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O sistema funciona offline, ideal para equipes de venda que precisam trabalhar sem internet, proporcionando liberdade e produtividade.

Lembre-se sempre que o vendedor é um ser humano e, que, por mais produtivo que seja, possui limitações. E é onde a automatização de força de vendas começa a trazer benefícios para o negócio. Este sistema permite gerar relatórios automaticamente, realizar lembretes de tarefas, programar entregas, controlar pedidos, entre muitas outras funcionalidades.

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